O programa MINERAÇÃO

O Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (Programa MINERAÇÃO) é uma iniciativa voluntária e pioneira na indústria da mineração brasileira. Desenvolvido e coordenado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o MINERAÇÃO foi criado com o objetivo de atender às necessidades das empresas do setor mineral, independentemente de seu tamanho, na busca pela redução do número de acidentes ocupacionais, e para incentivar a sustentabilidade do setor.

O Programa desenvolve ações que estimulam a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e busca minimizar os principais riscos de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) no segmento mineral. Além disso, promove a criação de sistemas de gerenciamento de riscos, realiza treinamentos, intercâmbios de boas práticas e mantém um banco de dados com informações estatísticas atualizados constantemente sobre acidentes específicos para o setor, entre outras ações.

A produção dos conteúdos técnicos do MINERAÇÃO tem como referência as principais Normas Reguladoras de Mineração, especialmente a NR-22/MTE e NRM/DNPM –além de normativas internacionais.

Visão: Ser reconhecido como o setor industrial com os melhores resultados em Segurança e Saúde Ocupacional no Brasil.

Missão do Programa: promover o aperfeiçoamento da cultura e gestão de Segurança e Saúde Ocupacional nas indústrias da mineração instaladas no Brasil, e suas contratadas, visando contribuir com o Desenvolvimento Sustentável, em busca da melhoria contínua do desempenho, mediante a participação efetiva das diversas partes interessadas.